quinta-feira, novembro 23, 2017
Pedalmaniacs

Falando sobre Talk Box

30 de setembro de 2014 Quem Inventou?

Pete-Drake-talkbox

 

Estes dias eu estava lendo uma matéria sobre Talk Boxes na Guitar World com o maníaco por fuzzes Dan Auerbach, onde ele mencionava Pete Drake como percursor e criador do efeito Talk Box. Como existe controvérsias sobre a sua criaçãoresolvemos aprofundar sobre o assunto e mostrar algumas curiosidades para nossos leitores.

Sempre apreciei muito o efeito, que conheci pela primeira vez nas músicas “Rotten Apple” e “Man in the Box” do Alice in Chains , mas fui virar  fã mesmo no solo maravilhoso da música “Jambi” do Tool, na minha opinião ninguém até hoje usou tão bem o ofeito como Adan Jones nesta música.

Para quem não conhece o Talk Box  é uma caixinha com um driver de corneta que funciona produzindo uma amplificação com um dispositivo que direciona o som através de um tubo que é posicionado ao lado do microfone onde você pode fazer suas vocalizações modelando o som de seu intrumento. Na verdade é bem simples fazer um Talk Box Handmade como você pode ver neste link

HEIL_03

 

Algumas música exemplos;

Black Label SocietyFire It Up
Ringo StarrA Dose of Rock ‘N’ Roll
Peter Frampton – Do You Feel Like We Do
Foo FightersGenerator

 

Mas vamos falar de onde tudo começou. Alvino Rey é bem conhecido por ser um dos pioneiros da guitarra elétrica e um dos primeiros músicos a tocar o pedal steel . Em 1940 em um de seus experimentos , usou um microfone especial, desenvolvido para comunicações militares , para ligar juntamente com seu Pedal Steel. O microfone foi colocado na garganta de sua esposa de, Luise King, que acompanhava as linhas de guitarra do Guitar Steel . A combinação de sonoridade  foi chamado de ” Singing Guitar” como vocês podem conferir no vídeo abaixo.

 

 

O invento de Ray foi evoluindo durante os anos 50 e 60 até ganhar  várias versões e nomes diferentes, como o  Sonovox  que foi introduzido nas radios e cinemas como o efeito sonoro perfeito para propagandas e jingles da época. Foi então que o renomado músico Peter Drake deve ter pensado: Isso faz música boa, isso vira Rock!

E lá foi Drake aprimorar o efeito em seu Pedal Steel e começou assim a popularizaçãodo do pedal Talk Box que logo chegou na mãos de músicos amigos de Peter como Peter Frampton, Ringo Star e George Harisson .

 

A primeira empresa a comercilizar o pedal foia Kutom Electronic, vendendo a primeira unidade para a banda Sly and the Family Stone mas a unidade era inviável de e utilizar nos palcos e foi então que Bob Heil criou um modelo fácil de transportar que acabou se transformando no Dunlop Heil Talk Box, pois Bob vendeu sua CIA para Jim Dunlop que comercializa o pedal abaixo até os dias de hoje. Outro grande concorrente da Dunlop, e dizem até ser melhor, é o pedal da Framptone, que artistas como Bon Jovi e Foo Fighters usam.